domingo, 19 de outubro de 2008


Resenha/lançamento: NoGoD - Midori no Kaze


Ufa! Depois de muito tempo vou resenhar o single que um leitor me pediu aqui mesmo no blog. Isso aqui tá meio parado ultimamente mesmo, né?

Shinkou Shuukyou Gakudan NoGoD - Midori no Kaze
Single, 08/10

A primeira coisa que reparei quando "Seshuuka", a faixa 1, começou, foi que os timbres de bateria são estranhos. Parece que o cara tá usando um tappleware como caixa. Aproveitando, a mixagem/produção no geral não é lá muito top de linha. Mas tudo bem, é uma banda independente. E a voz do vocal poderia ser melhorzinha, mais ajeitada... Mas o disco não é de se jogar fora.

Quem me pediu esta resenha alegou querer saber a opinião de alguém 'das antigas' (ou seja, alguém que já acompanha, do Brasil, a cena j-rock há uns bons anos, como eu) sobre o single. Eu entendi seu desejo quando ouvi "Seshuuka". Começa com um riff à la metal, a cara dessa banda cujo guitarrista solo usa uma guitarra de sete cordas e leva jeito pra virtuoso. É pesado e tal, mas não de um jeito agressivo, aqui. Só que o refrão de fato remete a um visual kei mais noventista. A malodia, o ritmo e a guitarrinha limpa (que poderia ter sido melhor mixada) junto com a outra distorcida entregam o jogo.

"Dou" soa demasiadamente hardcorística. A essa altura do campeonato, me lembra demais do lado que eu não gosto do alice nine. E vão me desculpar, mas "Tsubasa", amena e moderadamente agitada, também me lembra um pouco alice nine. A música, o arranjo, o jeito do cara cantar... Talvez, na verdade, tenha mais a ver com essas bandas visuais atuais modernosas no geral.

"Seshuuka" é até interessante, mas sua melhor música ser só 'interessante' não é o suficiente hoje em dia, onde qualquer um forma uma banda. O mercado está saturado de razoáveis e mais ou menos. Acho que pra um trabalho musical valer a pena hoje em dia, tem que ser especial. Já ouvi alguma coisa do Shinkou Shuukyou Gakudan NoGoD além deste single, e infelizmente não senti que eles são especiais.

Nota: 2,5/5,0 ~ Por que eles têm que usar um visual tão ridículo? E por que esse nome enorme? Todo mundo chama eles de 'NoGoD' mesmo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela resenha!
Sobre Dou e Tsubasa a estrutura me lembra muito essas novas bandas ocidentais tipo paramore, mas não conheco bem o som do alice nine para identificar essas semelhanças.

Anônimo disse...

De nada!

É, acho que pode até estar relacionado...

Anônimo disse...

o visual deles eh horrendo... mas tudo bem, nao escuto banda nenhuma por causa do visual...

e a voz do cara nao eh a coisa mais ajeitada do mundo mesmo...

mas ele tem uma voz marcante e potente com certeza...(pelo menos em estudio)

essas são as que eu mais gosto do SSGNGD

saikou no sekai
guren
tsumibatsu egoist
iroha
monochrome