terça-feira, 30 de setembro de 2008


La'cryma Christi no Imeem.com


HIRO (gu), KOJI (gu), TAKA (vo), SHUSE (bai), LEVIN (bat)

Quando percebi que uma das poucas bandas que moram no meu coração não tinha um playlist no Imeem.com, resolvi criar um. O La'cryma merece. Afinal, é uma das melhores bandas visuais dos anos 90. Aliás, não, de todos os tempos. "Descobertos" pelos caras do LUNA SEA, o estilo deles é autêntico e muito bem trabalhado. Minhas partes favoritas são as melodias e as linhas de guitarra =)

Selecionei as seguintes músicas, dentro do limite do que já estava apado no site:

01. Mirai Kouro
Single (1998), Lhasa (1998)
Uma de boinha pra começar. Lembro que, pelo papo que eu levava com uns conhecidos há alguns anos, essa era uma música que chamava bastante anteção de quem não conhecia bem a banda.

02. Vampire Circus
DEEP SPACE SYNDICATE (2003)
Agitadinha e muito bonita, uma das mais marcantes faixas do que considero o melhor álbum deles (e o último bom).

03. IN FOREST
Single (1998)
Gozado, o verso é muito diferente do que me lembro de ouvir no álbum. O arranjo, no geral, também. Acho que fiquei muito tempo sem escutar La'cryma. Essa já começa a agitar um pouco mais as coisas. Seguindo a lista até aqui, já dá pra sacar que a variedade dos caras era boa. Característica que hoje em dia, aparente e infelizmente, virou noventista no meio visual.

04. Ivory Trees
Single (1997), Sculpture of Time (1997)
O clima agitado continua, desta vez mais feliz.

05. Henseifuu
Sculpture of Time (1997)
Tudo muda radicalmente aqui. A balada dramática a meio tempo cria uma atmosfera tensa. Tudo muito bem construído sempre por um arranjo bem elaborado. Refrão encantador. Engraçado que a música está no "Singles Collection" (2000) apesar de nunca ter sido o lado-a de um single.

06. THE SCENT
Single (1997), Sculpture of Time (1997)
Uma rápida introdução meio caipira estadunidense (ou "country", se você preferir) leva ao estilo rápido e feliz que você já deve ter sacado que é a cara da banda. Mas não se deixe enganar, você já vai ter a chance de descobrir que o La'cryma vai além e também tem um lado mais agressivo a mostrar...

07. Lhasa (unplugged)
Single (1998)
... Mas não agora, como o título sugere =) Bem baladinha relax mesmo, mesmo com a voz aguda do TAKA.

08. Jounetsu no Kaze
Single (?), &・U (2002)
Agora a coisa muda bastante. Um som com influências hispânicas! E uma recomendação pra quem gosta de clipe com historinha. Mas não pra quem gosta de um clipe muito bem feito =p (Digamos que o forte dos caras mesmo é a música...)

09. Blossom
Single (2002), magic theatre (2000)
Esses caras nasceram fazendo música bonita! Fala sério! A ponte combinada com o refrão são demais. O solo é primoroso -- é assim que se faz, algo belo, e não com notas na velocidade da luz.

10. Eien
Single (1999)
Depois dessa, eu ousaria dizer que La'cryma Cristi, no mínimo, compete com X JAPAN para o título de banda mais romântica do visual kei (considerando que GLAY e L'Arc~en~Ciel começaram/têm alguma coisa a ver com o movimento, mas distanciaram-se rapidamente e muito do mesmo).

11. Angolmois
Sculpture of Time (1997)
Poxa, como tem música desse álbum no Imeem. Ah, bem lembrado, o La'cryma também tem um leve lado experimental. Eu diria que o início dessa música lembra algo de rock progressivo... mas só lembra, vagamente. E já estamos um pouco mais pesados aqui.

12. Sanskrit Shower
Sculpture of Time (1997)
Daquele álbum de novo... Sim, ele é muito bom mesmo. Mais uma faixa diferente, pra quem tava achando a lista muito melosa.

13. Simply Red
DEEP SPACE SYNDICATE (2003)
Não, não tem nada a ver com a banda ocidental. Uma balada quase hard rock, sabe, porque ela tá tão calminha, só na voz e piano, daí entra guitarra e tal e o refrão dá uma pancadinha!

14. Yuki ni Natte Kieta Futai
magic theatre (2000)
E cá estamos mais uma vez com um descontraído pop rock.

15. HAVEN
DEEP SPACE SYNDICATE (2003)
Sempre me senti nas núvens ouvindo esse som... Um 'gran finale' original por ser tão singelo. Cara, tinha uma época que eu ouvia esse álbum aos sábados, quando ia pra facul de dia... Ele é maravilhoso e me faz lembrar do tempo de sol ameno daquelas manhãs =)

Faltaram:
Warm Snow
Without You <3
SHY <3
GROOVE WEAPON <3
Israel (diferentona e estranha -- interessante!)
Heart&Soul

Os caras hoje em dia...

KOJI: Foi o primeiro a sair, em meio ao início da decadência musical deles (2004). Chegou a tocar no Creature Creature e atualmente está no ALvino com o ex-PIERROT Jun.
HIRO e TAKA: Formaram uma dupla chamada Libraian. O estilo musical lembr ao velho La'cryma, mas as primeiras músicas não foram nada empolgantes. Mas eles continuam na ativa, já lançaram até um álbum... Quem sabe vale a pena ouvir...
SHUSE: Toca com yasu (Janne Da Arc) no Acid Black Cherry.
LEVIN: Toca com TOSHI (X JAPAN) no TOSHI with T-EARTH.

La'cryma Christi no CD Japan

www.lacrymachristi.jp
www.libraian.jp

3 comentários:

Anônimo disse...

Detalhe apenas que a intro de guitarra da Blossom é copia DESCARADA de White Feathers do L'Arc...
Enfim, tive varias recomendações dessa banda e não consegui gostar. Juro que tentei, mas nada me chamou muita atenção, não sei, mas sou neutro em relação a banda.

Anônimo disse...

Faltou a "with-you" nas recomendações hein, é clássica e boa.

Anônimo disse...

Without You era minha favorita. O resto achava mais ou menos. Vou ouvir essas faixas que você deixou de recomendação.

E achava o Levin tão engraçadinho haha. Será que ele ainda faz aquelas brincadeiras com as baquetas? Esperar dia 12 pra ver...