domingo, 7 de setembro de 2008


Resenhas: DVDs ao vivo (lançamentos)


abingdon boys school - abingdon boys school JAPAN TOUR 2008
17/06/2008

Eu diria que o álbum desses caras foi provavelmente o melhor de 2007. E diria mais: uma pena que o TAKANORI tenha decidido manter-se focado em sua carreira solo (TM Revolution) em vez de dar prioridade ao abingdon boys school, certamente uma das melhores e mais refinadas bandas de rock pesado que já surgiu. Bem, desde que saiu o álbum, eu venho aguardando o lançamento de um DVD ao vivo. Afinal, não tinha como eles não lançarem um!

Efeito simples e bem usado

A espera finalmente terminou neste ano e minhas expectativas foram colocadas a prova. Em algumas fui feliz, em outras, nem tanto. A principal delas foi correspondida. Nunca acompanhei o trabalho solo de TAKANORI e pude descobrir agora que ele realmente é um excelente cantor. Tudo que ele faz no estúdio, repete ao vivo, sem titubear. E não, não é playback, exceto pelo uso desnecessário de um backvocal em "LOST REASON", uma de minhas decepções. De resto, dá pra perceber facilmente que é tudo ao vivo pra valer. E muito bem feito.

Ah, qual é! Um carrinho?! XD

Outra decepção com playback foi durante "Sweetest Coma Again", o cover de LUNA SEA, desta vez com o violão que TAKANORI "toca" durante a música. Não dá pra enganar até mesmo um leigo, desde que ele esteja um pouco atento, a 1h31m38s do vídeo, quando rola apenas voz e violão. O som não bate com o que o cantor faz com as mãos. Que feio! Tudo bem usar um playback da parte de violão, afinal os guitarristas tavam ocupados com as respectivas guitarras. Mas fingir que toca um instrumento é um baita mico, hein, principalmente prum cara consagrado como TAKANORI. Pior que considero "Sweetest Coma Again" o ponto máximo do show. Até o solo de guitarra (coisa da qual não sou assim tão fã quanto muitos) eu acho ótimo, porque se encaixa perfeitamente no contexto da música. Seria realmente um número perfeito, não fosse o mico.

Hisashi Imai no teclado

Sobre presença de palco, não há do que reclamar de TAKANORI. No entando, os outros deixam a desejar. Fora o tecladista, que obviamente não pode sair muito do lugar, os guitarristas não demonstraram muito ânimo até o último terço do show. Eles não se empolgaram um pouco mais antes de "stay away".

Como já exclarecido, não sou o maior fã de solos de guitarra. Nem de baixo. Nem de bateria. Então, qualquer número desse tipo em um show (sabe, quando fica só o guitarrista, ou qualquer outro instrumentista, fazendo um solo sem a banda mesmo) me enche o saco. Penso "bem que esse tempo gasto poderia ter sido melhor usado, eles poderiam ter tocado outra música". Pra minha infelicidade, o show tem dois solos de guitarra desse tipo. No segundo, pelo menos o cara fez o favor de fazer algo mais melódico ao final do número e não apenas exibir sua técnica "poderosíssima-metal-from-hell".

Acredite ou não, aqui TAKANORI está cantando um "U"

E cortar o show no meio pra mostrar cenas de passagem de som ou qualquer tipo de ocorridos em bastidores não é nada atraente. É o tipo de coisa que ficaria bacana num arquivo ou disco bônus.

Fora isso, sem reclamações! =) Peguei tanto no pé do que considerei defeito, mas na verdade é um DVD realmente bom, à altura da música da banda -- um trabalho cheio de qualidade.

Repertório

01. As One
02. HOWLING
03. DOWN TO YOU
04. NERVOUS BREAKDOWN
05. Via Dolorosa
06. DESIRE
07. SUNAO solo
08. BLADE CHORD
09. SHIBASAKI solo
10. Desert Rose
11. Nephilim
12. LOST REASON (feat. MICRO)
13. stay away
14. Fre@K $HoW
15. INNOCENT SORROW
16. Dress (BUCK-TICK cover)
17. Sweetest Coma Again (LUNA SEA cover)
18. Athena

Nota: 4,0 [Até não sei quando, abs!]


Mr.Children - Mr.Children "HOME" TOUR 2007 ~in the field~
06/08/2008

Há quase vinte anos, os caras do Mr.Children fazem as músicas mais bonitas do planeta. E mesmo depois de tanto tempo, o quarteto continua realizando seus shows com todo entusiamo, como se não bastasse a produção de primeira das apresentações.


Não obstante as razões acima, eis mais uma pra considerar este show uma introdução muito boa ao mundo de Mr.Children: Este nem parece um DVD da turnê do álbum "HOME", pois seu repertório abrange diversas épocas do grupo, desde antigueiras como "Hoshi ni Naretara" e "my life" até um dos últimos singles, "Tabidachi no Uta", lançado em outubro do ano passado.

De cara, já se vê que o lugar da apresentação é de responsa e não fica devendo nada prum Tokyo Dome da vida. O NISSAN STADIUM tem capacidade pra mais 72 mil pessoas e no show só não tinha público nas arquibancadas atrás do palco. Logo depois de "Irodori", faixa do "HOME" que já nasceu clássica, a banda começa a disparar clássicassos um atrás do outro. Vários deles com arranjos diferentes dos originais. Alguns, BEM diferentes -- o caso mais evidente talvez sendo "Tomorrow never knows". Durante a vasta maioria dos números, a banda foi acompanhada de instrumentos eruditos (dois violinos, viola, violoncelo) e um grupo de "metaleiros" (sax, trompete e talvez alguma coisa mais...).

Os cara são só sorriso

A platéia cantou algumas músicas. Desses momentos, o mais bonito foi durante "Kuchibue", uma das clássicas. A galera soltou a voz sem nem o vocalista Kazutoshi Sakurai pedir. Ele até começou a cantar, mas o coro do público estava tão tocante que ele deixou o vocal a cargo dos fãs durante a maior parte da música. Não tem preço!

Eu reforço: uma opção muito boa pra quem tá conhecendo ou quer conhecer uma das bandas mais importanes da história do Japão.

Esperando o busão pro show

A capa do disco é demais, não é verdade? Evidentemente, a tartaruga e a lebre fizeram mais naquele mato do que meramente competir em uma corrida.

Repertório

disco 1

01. Irodori
02. Na mo Naki Uta
03. Hoshi ni Naretara
04. See Saw Game ~Yuukan na Koi no Uta~
05. CROSS ROAD
06. Tomorrow never knows
07. my life
08. Hibiki
09. Kitto
10. HERO
11. Imagine (John Lennon cover)
12. CENTER OF THE UNIVERSE

disco 2

01. Dance Dance Dance
02. Fake
03. Any
04. Kuchibue
05. Sign
06. Pocket Castanet
07. Worlds end
08. Owarinaki Tabi
09. Shirushi
10. Wake me up!
11. innocent world
12. Tabidachi no Uta

Nota: 4,5 [=D]


See Saw Game ~Yuukan na Koi no Uta~


0 comentários: