Artistas musicais em geral vêm e vão. Em nenhum lugar esse fato é tão cruel quanto no mercado japonês. Mas alguns se mantém por anos a fio. Completam dez, quinze, vinte anos de carreira ou mais. O L'Arc~en~Ciel é uma banda assim e figura entre as primeiras posições do ranking de predileção dos ocidentais fãs de música japonesa. E é por isso que tou começando o blog falando sobre eles! Só que o foco deste artigo não é o L'Arc e o mercado ocidental, mas sim o L'Arc e o mercado japonês e como eles permaneceram bem na fita.
A história, você provavelmente já conhece, nem que seja por cima: quatro caras se juntam em 1991, lançam o primeiro álbum indie em 1993 num estilo bem visual kei, debutam em 1994, vão desenvolvendo seu próprio estilo de pop rock, enchem animes com músicas deles, vão ficando bem famosos, trocam de batera em 1997 porque o antigo teve problemas com drogas, chegam ao auge em 1999, fizem o primeiro show transmitido ao vivo via celular do mundo em 2000, dão um tempo em 2001, voltam em 2003, começam a investir mais frequentemente em mercados internacionais em 2004 e estão aí até hoje. hyde (vo), ken (gu), tetsu (bai) e yukihiro (bat) são os tipos de caras que "todo mundo" no Japão conhece. O L'Arc faz parte da nata da música japonesa. E, embora seus últimos álbuns não tenham vendido nem metade dos mais de 2 milhões de "ark" ou dos mais de 2 milhões de "ray" (lançados simultaneamente em 1999), o grupo continua firme e forte. Mas o que deve ter levado a banda a isso?
Não seja um fã ingênuo achando que é a música ou "a genialidade" deles... er... De fato, "chegar lá", ou seja, ficar bem famoso e chegar ao auge -- como eles fizeram em 1999 -- não depende apenas de marketing, mas também de um trabalho muito bem feito. Como toda banda que atinge esse patamar, hoje em dia, anos depois, eles não têm a mesma força. Só que eu diria que eles têm mais destaque no mercado atualmente do que outras bandas famosas mais ou menos de sua geração.
Como mencionado acima, em 2001 os caras entraram em hiato. Desenvolveram projetos paralelos com bandas ou carreiras solo. Eu imagino que -- talvez -- o plano fosse cada um tentar ganhar mais dinheiro individualmente do que em grupo (ou pelo menos o plano do hyde...). Mas parece que isso não deu tão certo. Como já dei a entender, tenho a impressão de que o pessoal do L'Arc é um tanto quanto individualista. Ainda assim, eles não terminam a banda. Em 2003, eles voltaram do hiato porque, suponho eu, chegaram à conclusão de que cada um dos quatro leva mais dinheiro pra si mesmo na banda do que sozinho. hyde pode ser "O hyde", perigote das mulheres, mas o nome "L'Arc~en~Ciel" é bem mais forte.
Só que eu também imagino que em vez disso tudo ser apenas algo que eles tentaram e não deu certo, eles teriam tirado algo de proveitoso disso sem querer. Eu diria que o hiato no qual o grupo entrou agora serve para duas coisas:
1) Dar um tempo pra eles não ficarem de saco cheio da banda e até mesmo um do outro
2) Não saturar a imagem do grupo na mídia, ao mesmo tempo em que eles continuam aparecendo e chamando atenção
E o segundo ponto é o "L" da questão. Todo mundo que acompanha música há algum tempo (não precisa ser muito) sabe que uma das mais conhecidas causas para o insucesso de um artista é a super-exposição na mídia. Só que se você ficar muito tempo longe dela, você acaba, naturalmente, sendo esquecido. Esta regra é ainda mais cruel no Japão, onde o pessoal se apega muito a novidades. No Ocidente, um artista famosão pode ficar sem lançar nada novo durante uns dois anos sem grandes consequencias. Ou seja, dois anos depois da última novidade, ele pode lançar seu novo disco sem grandes prejuízos. No Japão, passar dois anos sem lançar um álbum novo pode trazer um preju considerável até mesmo pra um artista muito bem conhecido, especialmente se ele não é dos mais consagrados ainda. Porém, quando o L'Arc~en~Ciel entra em hiato, seus membros se concentram em suas carreiras solo ou outras bandas e por isso continuam aparecendo bem. Quando o L'Arc resolve voltar, tá todo mundo com saudade e ninguém se esqueceu deles. É claro, vários outros músicos de outros grupos também desenvolvem carreiras solo ou bandas paralelas à banda principal. Só que pelo L'Arc ser bem famoso e por todos os membros fazerem isso com uma boa visibilidade, a coisa provavelmente acaba funcionando melhor pra eles.
De novo, com certeza esta não é a única razão pro L'Arc se manter bem no Japão e na Ásia mesmo depois de mais de 15 anos desde sua formação. Mas achei um ponto interessante a ser observado. Quem sabe não é uma boa dica pra você, futuro músico brasileiro famoso! =D Como será que uma estratégia dessas deve funcionar no Brasil?
Agora, pra não perder o costume, vamos dar uma olhada no último lançamento dos caras...
Resenha ~ lançamento
L'Arc~en~Ciel - NEXUS 4 / SHINE
single, 27/08/2008
"NEXUS 4" é uma musiquinha bonitinha. Simples, sem muito segredo, sem nada demais, só divertida. O samplerzinho de fundo dá um charme. De resto, a banda basicamente faz o que sabe e manda bem. "NEXUS 4" tem uma vantagem que "SHINE" não tem, não é uma música que soa como várias outras que o L'Arc já lançou ao longo dos anos. O segundo lado-a do single --
3,5 [Contas luxuosas não se pagam sozinhas!]
* = Nada a ver, o tema do comercial é "MY HEART DRAWS A DREAM". Foi mal o furo e obrigado à Nana pela dica!
9 comentários:
Oi iori!
Ótima matéria sobre L'arc! Muito boa mesmo! =]
Mas só um pequeno detalhe... SHINE não foi tema de comercial de carro da Subaru, MY HEART DRAWS A DREAM que foi. SHINE foi tema de abertura do anime Seirei no Moribito.
Puuuutz, que furo! Brigado pela correção ^^'
Hahaha
disponha ;]
Você vai achar que estou ficando biruta!
Mas, a música 'Nexus' parece mais tema de anime... Justamente, por ser 'divertida' e 'bonitinha'! Eu gostei! Hehehe...
Vai lá, garoto! O blog tá muito bom! Só não fica como eu... No começo todo mundo visita, depois nenhuma alma viva aparece... Mas, independente dessas pessoas, eu te dou o maior apoio!
Beijo! >.<
Haha mas tem mais um porém sobre o comercial de Subaru. NEXUS 4 foi tema do comercial do Subaru também. MY HEART DRAWS A DREAM ano passado, e NEXUS 4 esse ano.
Deve ter sido por isso que você confundiu aí. ;D
http://www.youtube.com/watch?v=E90AkR0Qujk
Aliás, eu gostei muito da matéria. :D O blog tá muito legal, parabéns!
Brigado! =D
Achei bem escrito. Mas eu como grande fã da banda devo dizer que suas impressões de "individualismo" seriam diferentes caso pesquisasse mais, e desse uma olhada em várias entrevistas da banda, por exemplo. De maneira alguma eles são 'desunidos', como você diz. Além de que ninguem é burro de achar que a carreira solo dos integrantes, mesmo a do hyde, iria fazer mais sucesso do que o L'Arc em si. Acontece apenas, como o hyde já disse em entrevistas, que as vezes eles querem "mudar de atmosfera" e fazer coisas diferentes. Prova disso é o ken agora comentando no MySpace dele que pretende lançar um album solo, sendo que ele só tem 1 single (muito bom por sinal) bem pouco conhecido e divulgado.
É totalmente injusto dizer que eles apenas continuam o L'Arc por dar mais dinheiro, porque sinceramente, todo mundo quer sim ficar rico com o seu trabalho, mas isso não quer dizer que só trabalhe por isso :).
Pois é, Pedro, eu também diria que se eles realmente não tivessem o menor saco pra tocar no L'Arc, eles não tocariam mais. Só tentei observar uns detalhes/impressões que me chamaram atenção.
Sobre o relacionamento deles uns com os outros, de fato não pesquiso a fundo. O que escrevi foi uma teoria, uma impressão pessoal que tive pelo meu contato com alguns shows e entrevistas.
Postar um comentário