terça-feira, 7 de outubro de 2008


Retrospectiva DIR EN GREY: parte 2 ~ MACABRE


"Tínhamos esse conceito (...) quando ouvissem a música, uma incrível imagem surgiria."
Kaoru em FOOL'S MATE n. 271 (maio/2004)

MACABRE
2000
cor
cult
aprox. 75 min.

Se você quer realmente ouvir um disco e perceber seus menores nuances, até onde sua capacidade auditiva lhe permitir, eu recomendo que você use um fone de ouvido muito bom (confesso que não entendo dos de concha, mas dos auriculares eu diria que o da Apple é, de longe, o melhor) e escute o som na calada da noite, sozinho em seu quarto escuro. Dependendo de que disco você escolher, você vai começar a descobrir sons que você não sabia que estavam lá. E talvez o melhor disco para fazer isso seja "MACABRE".

Kiyoharu, SUGIZO, Mana... e... digamos "Gackt", só pra não perder o costume... e, por fim, um profissional S&M

"MACABRE" só não foi o primeiro álbum totalmente produzido pelo DIR EN GREY porque meras duas músicas, os dois primeiros singles, não foram produzidos por eles. Mas saiba, a influência de YOSHIKI já não mais reinava aqui. Este álbum faz jus ao nome. As músicas e a produção, no geral, passam a idéia de algo sórdido e... macabro. O título é perfeito, na verdade. Tão simples e tão eficaz.

A produção é a grande razão de fazer deste álbum algo tão bom de se ouvir com atenção especial. O disco é recheado de efeitos e sintetizadores. Mas por incrível que pareça, apesar da grande quantidade, foi tudo muito bem dosado e em momentos totalmente apropriados.

DIR EN GREY foi ainda além. Apesar de permanecer a evidente influência de seus heróis do visual kei (vide parte 1), o grupo utilizou algumas sonoridades antes nunca usadas (ao menos do jeito que encontra-se no álbum) no movimento. O exemplo que mais se destaca é o experimentalismo com um puta cheiro de rock progressivo das faixas "MACABRE -SANAGI NO YUME WO AGEHA NO HANE-" e "ZAKURO". A primeira tem 10 minutos cheios de acordes dissonantes, polifonia com três guitarras e violão e baixo rolando ao mesmo tempo, um monte de efeitos e melodia que definem muito bem tudo que eu descrevi sobre o álbum até então. A parte instrumental do meio da música deixa tudo mais calmo para, soturna e gradualmente, crescer e tornar-se cada vez mais tensa. Já "ZAKURO" é de uma delicadeza, beleza e melancolia tais que culminam no que só poderia ser um dos números mais tocantes do DIR EN GREY ao vivo de todos os tempos.

Falando em beleza, "HOTARUBI" é outra "balada" do álbum que chama muita atenção. Fica meio agitadinha depois do primeiro verso, mas o arranjo singelo guiado em boa parte por um violino sutil são de arrepiar. Talvez, aliás, não tanto quanto o esquisitíssimo e inesperado zumbido de cerca de 5 segundos, pendendo mais para um dos falantes estéreis, que começa mais ou menos a 3'20''. Será que eles fizeram isso sóbrios???

"WAKE" em seu jeito LUNA SEA de ser, a hardcoresca "Berry", a relaxante (?) "audrey" e a metaleira "RASETSUKOKU" são mais "direto ao ponto". Aliás, interessante observar que a sonoridade de "RASETSUKOKU" é uma das que ainda não havia sido explorada por bandas visuais até então. "Hydra", outro clássico ao vivo, mexe também um pouco com isso, usando ainda alguns samplers eletrônicos e, claro, o célebre canto gregoriano!

O mais estranho de "egnirys cimredopyh +) an injection" é... sim, seu nome (tente ler ao contrário). Mas o som não fica muito atrás. Tem um riff hipnotizante e macabro (a palavra mágica de novo sendo a melhor descrição). Mas riff hipnotizante viria a ser uma especialidade do DIR. E essa história começou com "MYAKU", o primeiro single de "MACABRE". A música tem alguns riffs nesse estilo, muito interessantes e grudentos. Não obstante, ela passa por uma série de mudanças de tempos... 3/4, 5/4, 4/4... Todas muito bem boladas e bem encaixadas. O tipo de coisa que NÃO me parece ter ocorrido por mero acaso (cagada durante um ensaio, por exemplo). E "[KR] cube"? Outra com um riff daqueles, bem maluquinho. No geral, ela pode não parecer tão inovadora, a princípio. Mas, na verdade, em sete anos de pesquisa sobre rock japonês, nunca achei nada parecido com ela (nem no resto do mundo, aliás). Desse álbum, a última dos riffs doidos e apropriados para lavagem cerebral é "Deity". Quer dizer, última a ser citada, mas a primeira do disco (isso porque sou uma pessoa extremamente organizada). Começa com cerca de dois minutos de um repetitivo sampler de vozes de monstros que faz você imaginar-se num tipo de inferno. Mas isto na verdade é legal, pra dar um clima. Não fica algo chato, principalmente depois que você já está acostumado com a música. Quando a tal começa de fato, revela-se a mais metal que o DIR já havia feito até então, mas sem deixar de lado um toque legal de harmonização e melodia. Com o detalhe da letra em russo.

O álbum fecha com "TAIYOU NO AO", pra terminar light, pouca distorção e tal. Acho que trechos como o de batida meio bossa a 2'55'' fizeram um chegado comparar a música a música brasileira. Sinceramente, nunca achei muita graça nela. Destoa bem do resto do álbum, mas bem, é um álbum visual noventista. Variação é de lei aqui! Eu diria, sem medo de errar, que "MACABRE" é um dos melhores álbuns de rock já feitos.

E o pior é que eu poderia dizer o mesmo sobre a arte do disco. Super trabalhada. Por exemplo (não reparem no fundo):

As esferas são de madeira e ficam soltas

O desenho da parte da frente tem um leve alto-relevo

O visual possuía a excentricidade que a banda sempre usara até então, só que, na ocasião, apresentado de maneira apropriadamente mais obscura. Eu diria que ficou ainda melhor. Algumas das marcas visuais registradas da banda foram ainda mais reforçadas nessa época, como as cores de cabelo de Die, Kaoru e Kyo.

Os videoclipes, tal como o som, também evoluíram muito e começaram a se tornar algo especial na carreira da banda. A despeito do simples emaranhado de luzes de "TAIYOU NO AO", "MYAKU" mostra uma história bem macabra (de novo a palavrinha!!!!!) e efeitos como os membros da banda saindo da parede, enquanto a pérola "[KR] cube" apresenta-nos a uma história gangsterística com uma edição incomum e muito boa.

Para finalizar o resumo dessa era sem igual para o DIR EN GREY... os shows! Ah, os shows... Infelizmente, nunca pudemos ver um completo da época. Em vez disso, foi lançado em DVD um documentário da turnê do álbum, que rolou entre 2000 e 2001. Em meio a um cenário sempre super-produzido (que melhor pode ser descrito com a maldita palavrinha mágica), a banda estava mais animada e performática do que nunca.

"TOUR 00-01 MACABRE"

Pena não podermos presenciar como ocorreu na época mesmo o momento encantador que era o número da música "MACABRE". O grupo começava o show com ela, tocando atrás de uma cortina que mostrava apenas as silhuetas gigantes dos músicos, projetadas com holofotes no fundo do palco. Então, no meio da música, naquele trecho instrumental tenso e crescente, a cortina levanta-se bem na hora que começa o solo de guitarra. Espetacular. Ao menos, podemos conferir o número memorável na filmagem do show não tão impactante, mas ainda bom, do terceiro dia do "BLITZ 5DAYS". (YouTube)

Interações dos membros entre si e com a platéia, comemorações de aniversários dos membros no meio das apresentações, toda a animação que já rolava parece ter rolado ainda mais nessa turnê. E Kyo começou a cuspir sangue falso, quebrar ovos na cara e se arranhar um pouco. Isso ainda era legal na época. Só um detalhe -- o final da turnê foi no Nippon Budokan, primeira segunda vez que o DIR tocou lá (e a última durante uns bons anos, fato talvez explicado pela progressiva queda de vendas):


Certamente tempos especiais para a banda, para o visual kei e até mesmo para o j-rock em geral. Mas muita água ainda iria rolar!

MACABRE

01. Deity
02. MYAKU
03. WAKE
04. egnirys cimredopyh +) an injection
05. Hydra
06. HOTARUBI
07. [KR] cube
08. Berry
09. MACABRE -SANAGI NO YUME WO AGEHA NO HANE-
10. audrey
11. RASETSUKOKU
12. ZAKURO
13. TAIYOU NO AO

Nota: 4,5/5,0 ~ Imperdível! Mesmo!

[ouça]

[compre no CD Japan]

Confira a seguir a parte 3, sobre o álbum "KISOU"!

PS: Neste blog (o mesmo da primeira parte) achei um artigo muito grande e muito, muito legal. É uma resenha sobre o livro de partituras do "MACABRE". Vale muito a pena ler, pra quem sabe inglês!

8 comentários:

Daisuke .S. disse...

O album merece nota máxima! Ele e Kisou são as duas obras primas do Deg.

Anônimo disse...

Belo fundo nas fotos do cd. =P

Oculto disse...

Comentário besta!
ah...
iori!
Você sabe técnica de fotografia, né!?
Um 'rebatedor' iria bem nas fotos que tu tirou... ¬¬'
Deu reflexo, fica ruim de ver!

iori disse...

A coisa mais próxima que tenho de um rebatedor é meu taco de beisebol! E eu tirei essas fotos faz tempo só pra mostrar pra alguém. E resolvi usa-las aqui só pra quebrar o galho. Pega nada não =p

Anônimo disse...

Uma das coisas mais difíceis é fotografar um cd sem o reflexo...^^
Mas é muito interessante esse album, caprichado e inusitado.
É muito legal vc colocar as fotos do seus cds, afinal dá até vontade de comprar um, pois dificilmente a gente fica sabendo de detalhes como essas bolinhas de madeira. Pena que o dólar aumentou...

Gerson disse...

Gostei, Iori

Luciene disse...

Eba, MACABRE (tô atrasada, mas antes tarde do que nunca)
Ler sua resenha, me deu vontade de voltar a ouvir ele. Putz, muito bom. O melhor mesmo deles; naqueles tópicos super construtivos do orkut "qual seu álbum preferido", sempre coloquei MACABRE e Wtd em primeiro. MACABRE com razão, e o Wtd daqui a pouco vou re-ouvi-lo. (mas com certeza vou colocá-lo em primeiro, pois foi meu primeiro original...). O começo de Deity, sempre me lembrou Sibéria (!!), nem bem o inferno. Faltou mencionar a "inspiração" clássica para a melodia, chupinhada diretamente de "Dança Húngara nº5" de Brahms. E o canto gregoriano em Hydra, putz, havia me esquecido como aquilo me dava um medo, hauhaau. Essa música foi uma das primeiras que eu ouvi deles... E eu também acho que Taiyou no ao é muito destoante do resto do álbum. (odeio ela, na verdade)
A arte desse cd realmente é caprichada. (ao contrário das fotos hauha)
Eu ia escrever mais alguma coisa, esqueci... Deixa pra lá! =)
Ass. Luciene.

Luciene disse...

Ah, lembrei o que eu ia escrever!
Pô, 4,5 só????????? =(